IMÓVEIS FINANCIADOS - QUITAÇÃO POR INVALIDEZ

11/04/2018 10:43

Quitação do Financiamento Imobiliário por Invalidez Permanente.

O paciente com câncer, doença coronariana  tem direito à quitação do saldo devedor de financiamento imobiliário?


A aquisição de imóvel financiado por instituições financeiras normalmente vem condicionada à contratação de um seguro habitacional, cujo prêmio é pago com as parcelas mensais do financiamento. Esse contrato de seguro costuma ter uma cláusula prevendo a quitação do saldo devedor nos casos de morte e invalidez permanente do contratante.

O que é  invalidez permanente?

Invalidez permanente se caracteriza quando a pessoa se tornar incapaz, em definitivo, para exercer sua ocupação principal e qualquer outra atividade laboral.

Se a doença incapacitante já existia antes da  contratação do seguro, o  benefício é concedido?
O benefício, a princípio, não será concedido se a doença que determinou a invalidez for preexistente à assinatura do contrato de financiamento. Na Justiça, contudo, há entendimentos de que a seguradora, ao receber o pagamento do prêmio e concretizar o seguro, sem exigir exames prévios, responde pelo risco assumido, não podendo esquivar-se do pagamento da indenização, sob a alegação de doença preexistente, salvo se comprovar a deliberada má-fé do segurado.

O contrato é considerado totalmente quitado no caso da morte ou invalidez permanente ?

A quitação do financiamento é proporcional à participação da pessoa que falecer ou for declarada inválida, no contrato de financiamento. Assim, se ela é responsável com 100% de sua renda pelo financiamento, o saldo devedor será integralmente quitado. Por outro lado, se concorrer com 50% de sua renda, a quitação será proporcional aos mesmos 50%.

Como comprovar a invalidez?

A comprovação da condição de invalidez pode ser feita por meio de laudos, exames complementares e perícia médica. No caso de o contratante se aposentar por invalidez, a própria carta de concessão da aposentadoria serve como prova para efeito de quitação do financiamento.



Documentação necessária  para a quitação do financiamento?

Cada instituição financiadora tem seu procedimento e relação de documentos específica para análise do caso pela seguradora. Informe-se no local onde contratou o financiamento sobre como dar entrada no pedido de quitação do saldo devedor.

Atenção - Antes de adotar qualquer providência, é importante verificar se existe cláusula no contrato de financiamento prevendo a possibilidade de quitação do saldo devedor nos casos de morte ou invalidez permanente.

Jurisprudência

  • Entendendo que a seguradora, ao receber o pagamento do prêmio e concretizar o seguro, sem exigir exames prévios, responde pelo risco assumido, não podendo esquivar-se do pagamento da indenização, sob a alegação de doença preexistente, salvo se comprovar a deliberada má-fé do segurado (STJ – REsp 777.974/MG, REsp 811.617/AL, AgRg no AREsp 389.782/SP).

 

Voltar

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

ECONOMIZE !  ESQUEÇA OS CUSTOS  COM ESCRITÓRIOS TRADICIONAIS: Salas Compartilhadas (turno e tempo integral), Salas Privativas e de Reunião (hora, turno e diária, mensal) - Escritórios Virtuais e Endereço Fiscal para quem trabalha em home office - Início imediato ! 

Na REPART você  dispõe de estrutura completa para atender seus clientes. Repart um escritório para  você chamar  de seu !

                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Contato

ADVOGADO EM FORTALEZA - 33 anos de Experiência
Av. Santos Dumont, 2456 • sala 406
Aldeota • Fortaleza

(85) 99811-8534 (Whatsapp) - (85) 3393 0093

Advogado - OAB/CE 6010

© 2015 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode